quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Preparação de sala

Início de aulas já é momento para pensar em como preparar sua sala para receber os alunos.
A preparação da sala não é trabalho para o professor realizar sempre sempre sozinho ao contrário, os alunos devem ter liberdade de sugerir, criar, colaborar na escolha de alguns motivos, pois assim estará se efetivando a verdadeira integração das crianças no ambiente da classe.
Se não tiver o cuidado conveniente na distribuição, escolha e distribuição do material, este plano educativo poderá ter efeito contrário.
Paredes repletas de cartazes mal selecionados e mal distribuídos dão a sala de aula um aspecto desagradável e não atingem os objetivos dispersando a atenção dos alunos do assunto que se deseja focalizar.
Outro ponto importante a ser considerado é o fato de que a ornamentação da classe não deve ser permanente. Convém mudar, substituir os cartazes, as notícias, os objetos que ornamentam a classe, assim que atingirem o seu propósito.
No caso do professor não dispor de material necessário por falta de recursos da escola, pode promover uma campanha na comunidade afim de conseguir o que lhe for indispensável no momento.
Obs: Não é boa prática deixar a criança sujar a sala de aula e não limpá-la, sobre o pretexto de que o servente vão limpá-lo depois. Sala limpa é sinônimo de conforto para os alunos que, assim, trabalharam com mais entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páscoa

Páscoa P articipe da sua comunidade A mando a todos sem distinção S aboreando a paz C om muita responsabilidade O uvindo os...