domingo, 14 de fevereiro de 2016

O trabalho infantil na realidade brasileira- Artigo de Opinião



O trabalho infantil vem se tornando um assunto cada vez mais atual e comum. Inúmeras crianças têm sido expostas ao trabalho forçado de maneira desumana e cruel. Seja por influência dos pais ou por medo das ameaças do patrão.
Essa exposição das crianças ao trabalho precoce faz com que as crianças deixem de brincar e deixem de ser crianças, deixem de estudar e ter uma vida social para obter a responsabilidade de cumprir ordens e horários, perdendo assim a sua infância e o seu lado criança de ser.
Apesar de tudo isso, o que mais causa revolta é o comodismo dos pais em relação à isso. Muitos chegam até a incentivar seus filhos a trabalhar , enquanto ficam em casa somente esperando o retorno dos filhos com o dinheiro. Por outro lado temos também famílias muito pobres e que os filhos trabalham para ajudar na renda mensal, entretanto isso não é aceitável, pois criança tem que ser criança.
Além disso, o trabalho infantil ainda é considerado crime e tanto os patrões quanto os pais que apoiam essa ideia estão cometendo crime perante a sociedade.
Se a preocupação dos pais que incentivam o trabalho infantil é que seus filhos se tornem jovens infratores, a melhor solução é criar instituições que possam proporcionar lazer com jogos e esportes, que proporcionem acesso à cultura, incentivo num futuro profissional para que eles possam fazer algo que gostem e ocupar a mente, assim nem terão tempo para pensar em fazer algo errado.

Juliane Andréa de Souza Santos- 3º A- 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário