domingo, 9 de agosto de 2015


Linguagem: Comunicação e memória

Ao longo dos tempos, os seres humanos desenvolveram diferentes formas de comunicação para se proteger das adversidades da natureza, expressar suas emoções e sentimentos e conviver em grupo.

Das cavernas às modernas formas de comunicação, muitos sinais e símbolos foram desenvolvidos pelos seres humanos para registrar variados momentos de sua trajetória.

Os registros mais antigos que se conhecem são as pinturas feitas em paredes de cavernas, chamadas de pinturas rupestres, como as que se apresentam aqui.

A linguagem sempre esteve presente em todas as atividades humanas.As mais diversas formas de registrar essas atividades foram encontradas em diferentes épocas e em diferentes partes do mundo.

Frequentemente pesquisadores encontram novos registros de tempos antigos.

Esses registros comprovam a necessidade que sempre acompanhou o ser humano, a de se comunicar,preservar de alguma forma sua história, suas ideias e suas emoções. Eles constituem, hoje, parte da memória humana.

Das pinturas rupestres ao surgimento da escrita como forma de registro da história, muitos milênios se passaram. Os seres humanos criaram inúmeros meios de transmitir mensagens: desenhos, sinais, imagens, entre outros. Mas a escrita, propriamente dita, só passou a existir no momento em que foi elaborado um sistema organizado de signos ou símbolos, por meio dos quais seus usuários puderam materializar e registrar claramente o que pensavam ou sentiam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário