sexta-feira, 31 de julho de 2015



Um guia prático da Nova Ortografia

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras K, W e Y.
As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:
a) na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), w (watt); 
b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros ( e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser.

Trema

Não se usa mais o trema (¨) , sinal colocado sobre a letra U para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.

Mudanças nas regras de acentuação

1) Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como era                              Como fica
alcatéia                                  alcateia
andróide                                androide
apóia (verbo apoiar)              apoia
apóio (verbo apoiar)              apoio
asteróide                               asteroide
bóia                                       boia
clarabóia                               claraboia
colméia                                 colmeia
Coréia                                   Coreia
epopéia                                 epopeia
estréia                                   estreia
geléia                                    geleia
heróico                                  heroico
idéia                                      ideia
jibóia                                     jiboia
jóia                                        joia
platéia                                  plateia

Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus,

2) Nas  palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.

Como era                              Como fica
bocaiúva                               bocaiuva
feiúra                                    feiura

Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplo: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

3) Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo (s)

Como era                              Como fica
abençôo                                abençoo
crêem (verbo crer)                creem
dêem (verbo dar)                  deem
dôo (verbo doar)                  doo
enjôo                                    enjoo
lêem (verbo ler)                   leem
magôo (verbo magoar)        magoo
perdôo (verbo perdoar)       perdoo
povôo (verbo povoar)         povoo
vêem (verbo ver)                veem
vôos                                    voos
zôo                                      zoo

4) Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla (s)/ pela(s), pêlo (s)/pelo (s), pólo (s)/polo (s) e pêra/pera

Como era                              Como fica
Ele pára o carro.                    Ele para o carro.
Ele foi ao Pólo Norte.            Ele foi ao Polo Norte.
Esse gato tem pêlos brancos. Esse gato tem pelos brancos.
Comi uma pêra.                     Comi uma pera.

Atenção: Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.
Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.

Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição. 
Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.

Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir , assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir etc.). 
Exemplos: Ele tem dois carros.  Eles têm dois carros.
Ele vem de Sorocaba. Eles vêm de Sorocaba.
Ele mantém a palavra. Eles mantêm a palavra.
Ele convém aos estudantes. Eles convêm aos estudantes.
Ele detém o poder. Eles detêm o poder.
Ele intervém em todas as aulas. Eles intervêm em todas as aulas.

É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

5) Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, delinquir etc. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo. Veja:

a) se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser acentuadas. 
Exemplos: Verbo enxaguar:enxáguo, enxáguas, enxáguam, enxágue, enxágues, enxáguem.
Verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem, delínqua, delínquas, delínquam.
b) se forem pronunciadas com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas. Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais fortemente que as outras):
* verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam, enxague, enxagues, enxaguem.
* verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque,delinquem, delinqua, delinquas, delinquam.

Atenção: no Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, aquela com a e i tônicos.


Na próxima continuamos com mais palavras da nova reforma ortográfica.
      

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